São Paulo, 24 de abril de 2018

Ciclo de Leituras Comentadas trata da participação do Estado no regime global de governança da Internet
Com curadoria do NIC.br, atividade do CPF Sesc realiza 2º encontro no dia 21/05

No dia 21 de maio, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF Sesc), com a curadoria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), realizará o segundo encontro do Ciclo de Leituras Comentadas "Governança da Internet: passado, presente e futuro". Desta vez, a iniciativa levará para debate a Conferência Plenipotenciária da União Internacional de Telecomunicações (UIT), realizada em 1998, na qual a UIT adotou resoluções que marcaram a entrada dos Estados na governança da Internet. As inscrições podem ser feitas pelo sítio do CPF Sesc ou nas unidades do Sesc.

As discussões do encontro serão conduzidas por Everton Frask Lucero, atual Secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente. Filósofo e diplomata, autor do livro "Governança da Internet: Aspectos da Formação de um Regime Global e Oportunidades para a Ação Diplomática", Lucero irá discorrer sobre a declaração formal de interesse e preocupação dos Estados membros das Nações Unidas com relação à sua participação nas arenas de governança da Internet. O encontro será uma oportunidade de revisitar a resolução que recomendou a realização da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, que é até hoje referência para o debate sobre governança da Internet.

As resoluções se inseriram em um cenário de início da efervescência no debate internacional sobre governança da Internet. Destacaria-se, nesse momento, a chamada "guerra sobre os padrões da Internet" e a criação da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) para assumir o papel da IANA (Autoridade Internet para Atribuição de Números), entidade então responsável pela alocação do espaço de endereços do Protocolo Internet (IP) e pela administração da raíz do sistema de nomes de domínio. No âmbito nacional, alguns anos antes da Conferência Plenipotenciária, o diálogo sobre governança da Internet entre a comunidade científica e tecnológica e o governo brasileiro havia culminado na criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Ciclo de Leituras Comentadas

Com a proposta de promover a análise de documentos que marcaram as discussões sobre governança da Internet nas últimas décadas, o Ciclo de Leituras Comentadas "Governança da Internet: passado, presente e futuro" terá nove encontros. A Declaração de Independência do Ciberespaço inspirou o primeiro deles, realizado no dia 27 de março, com a presença de Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Entre os documentos que também serão debatidos no Ciclo de Leituras Comentadas estão: o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014); o Compromisso de Túnis de 2005 produzido na segunda fase da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI); o Decálogo de Princípios do CGI.br, desenvolvido para embasar e orientar as ações do próprio Comitê Gestor da Internet no Brasil, entre outros. Veja a relação completa dos documentos que serão discutidos e programe-se: https://cursoseventos.nic.br/ciclo-de-leituras-nic-cpfsesc/.

Anote na Agenda

Ciclo de Leituras Comentadas "Governança da Internet: passado, presente e futuro"
Resoluções sobre a sociedade da informação da UIT, 1998
Data: 21 de maio (segunda-feira)
Horário: 10h30 às 12h30
Local: CPF Sesc - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar | Bela Vista - São Paulo
Inscrições: no sítio do CPF Sesc e nas unidades Sesc
Mais informações: https://cursoseventos.nic.br/ciclo-de-leituras-nic-cpfsesc/

Sobre o CPF Sesc

Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo. Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas.
Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel: 3254-5600
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br
Telegram: https://telegram.me/nicbr

Os releases e comunicados do NIC.br e CGI.br são enviados aos inscritos na lista anuncios@nic.br sempre que publicados em nossos sítios. Caso não queira mais recebê-los, siga as instruções disponíveis aqui.