A sétima edição do evento terá um novo formato e contará com programação construída de forma colaborativa a partir da chamada de propostas de workshops. No total, serão selecionadas até 21 atividades com duração de 90 minutos cada, que podem ser estruturadas em formato de painel, mesa redonda ou debate. As propostas recebidas serão analisadas por uma Comissão Independente de Avaliação, segundo os critérios pré-estabelecidos na chamada de workshops. Os selecionados serão divulgados no dia 25 de setembro.
Novo formato
O Fórum da Internet no Brasil é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF) que, neste ano, ocorrerá entre os dias 18 e 21 de dezembro em Genebra, na Suíça.
Com o novo formato, que inclui um “dia zero”, três sessões plenárias e 21 workshops, pretende-se manter e aprofundar o modelo multissetorial e pluriparticipativo de governança da Internet no Brasil, além de aproximar ainda mais o evento do modelo do IGF global, promovendo maior participação da comunidade brasileira na identificação dos temas relevantes ao debate.
O VII Fórum da Internet no Brasil é um evento gratuito e aberto à participação de todos os interessados em debater temas de governança e políticas de Internet. “Por meio dele, o CGI.br incentiva representantes dos setores que o compõem a acompanhar e opinar sobre questões centrais para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais diversa, universal e inovadora no Brasil e que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade, tal como apresentados no decálogo de princípios para a governança e uso da Internet”, destaca Hartmut Glaser, secretário executivo do Comitê Gestor.
As inscrições para o VII Fórum da Internet no Brasil estarão disponíveis a partir do dia 1 de setembro no sítio do evento, onde os interessados também poderão acompanhar ao vivo a transmissão das atividades realizadas.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/)
é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que
implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no
Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro
de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/),
estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil —
CERT.br (http://www.cert.br/),
estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/),
produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da
comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/),
implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (http://ix.br/),
viabilizar a participação da comunidade brasileira no
desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de
políticas públicas — Ceweb.br (http://www.ceweb.br),
e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/