Pessoal,

conforme sugestão do Rodrigo de Paula, envio abaixo sugestão de conteúdo para o folder que entregaremos aos delegados da Consocial Nacional, elaborado pela Yasodara Cordova (nova integrante do W3C Brasil!). Esse conteúdo será impresso em um dos lados e no outro serão impressas as 10 propostas da Conferência Livre para Dados Abertos http://conferencialivre.w3c.br/.

Por favor, comentem o quanto antes, pois temos pouco tempo para editá-los e produzi-los.

Abraços,
Caroline Burle
Analista de Projetos 
W3C Escritório Brasil
Iniciativa CGI.br/NIC.br
+55 11 5509-3537 ramal 4030
http://www.w3c.br

Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável!

DADOS ABERTOS

Você entregaria parte de seu dinheiro para um administrador que não prestasse contas a você? Com certeza a resposta a essa pergunta é negativa. Os governos são os guardiões dos dados governamentais que devem, portanto, ser abertos e acessíveis a todos os cidadãos.
O que são Dados Abertos?

Dados Abertos são ferramentas para fiscalização social e acompanhamento de programas e de políticas públicas. Podem promover desenvolvimento e inovação em áreas-chave, como tecnologia e comunicação.

Dados Abertos Governamentais

Dados Abertos governamentais são produzidos pelos governos e colocados à disposição de qualquer cidadão. 
Para que servem?

Servem para os cidadãos utilizarem os dados para fiscalizar, esclarecer, verificar ou reutilizá-los de acordo com suas necessidades. Por exemplo: um Software que mostra onde estão as escolas públicas de uma região no celular.

Quem utiliza?

O acesso aos dados é um direito Constitucional, garantido pelo artigo 5º da Constituição Federal Brasileira. Todos os cidadãos brasileiros podem, e devem utilizá-los.

Quais os benefícios?

Fortalecimento das instituições, da cidadania, do controle social e do combate à corrupção. Promove a transparência e a fiscalização pelos próprios cidadãos.

Utilização de dados abertos para as informações públicas:

O próprio governo melhorará os seus processos e tornará mais transparente a administração de recursos públicos, pois o fornecimento de dados abertos esclarece sobre o funcionamento de setores que ainda estão desorganizados ou desalinhados dos objetivos de controle social e prestação de serviços ao cidadãos.

 



Compartilhando no grupo de email do GT de Dados Abertos algumas
    ideias que tinha colocado na lista do GT3 da INDA e conversado com a
    Carol da W3C... 

    

    Sobre o conteúdo do folder informativo sobre dados abertos, penso
    que o conteúdo deva demonstrar "o que é", "pra que é", "pra quem é"
    e "quais benefícios" da utilização de dados abertos para as
    informações públicas.

    

    -------- Mensagem original --------
    
Assunto: Re: Avaliação Conferência Livre para Dados Abertos
Data: Tue, 10 Apr 2012 15:18:27 -0300
De: Rodrigo Santos de Paula <rodrigo.s.paula@cgu.gov.br>
Para: Caroline Burle <cburle@nic.br>


Oi Carol, tudo bom?

Segue email em anexo que mandei para um dos grupos de trabalho da INDA (Infraestrutura Nacional de Dados Abertos) em que falo desse assunto.

Você sabe se a W3C ou alguém vai produzir material impresso? Se for um material de cunho informativo (um dos tipos que sugeri no email anexo) poderemos colocar nas pastas entregues aos delegados da etapa nacional.

Acho que os delegados não são tão "plugados", ou seja, acredito que para a nossa meta ser alcançada não poderemos ficar somente nos meios digitais.

Abraço,
-- 
Rodrigo Santos de Paula
Diretoria de Prevenção da Corrupção - DPC/SPCI
Controladoria-Geral da União 
(61) 2020-6753
Em 10/04/12 11:54, Caroline Burle escreveu:
Olá!

Em nome da Comissão Organizadora da I Conferência Livre para Dados Abertos, realizada no dia 03 de abril, na Câmara Municipal de São Paulo, gostaria de agradecer a participação e o excelente trabalho realizado.

Cumprimos o objetivo de produzir 10 propostas que foram encaminhadas para a organização da CONSOCIAL e que serão apresentadas na etapa Nacional. As propostas estão disponíveis no site: http://conferencialivre.w3c.br/.

Para que o trabalho não tenha sido em vão, precisamos fazer uma força-tarefa para divulgar o que são dados abertos e qual a importância de inseri-los nas propostas finais da CONSOCIAL Nacional. Para tanto, sugerimos gravar breves vídeos (no máximo 2 minutos), com linguagem simples (quanto mais didático, melhor) e divulgar nas redes sociais (twitter com a tag #consocial e facebook). Quem puder gravar, por favor, responda esse email. Além disso, distribuiremos durante a CONSOCIAL folder com breve explicação do tema e com as 10 propostas.

Solicito a gentileza de responderem ao breve questionário sobre a Conferência Livre: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dC1SaXJwTExaOWlBRjloM2tMc3d1YWc6MQ.

Obrigada desde já,
-- 
Caroline Burle
Analista de Projetos 
W3C Escritório Brasil
Iniciativa CGI.br/NIC.br
+55 11 5509-3537 ramal 4030
http://www.w3c.br

Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável!