pedidos de informação mais relevantes - Ministério da Justiça ("disclosure logs")
Pessoal, estamos nos preparando, no Ministério da Justiça, órgão do executivo federal, para divulgar os pedidos de informação (e as respectivas respostas) que consideramos mais relevantes e de interesse de toda a sociedade, numa iniciativa frequentemente referida como *disclosure logs* na experiência internacional. Apenas como referência, *links* para experiência da BBC (TV estatal inglesa)<http://www.bbc.co.uk/foi/publication_scheme/classes/disclosure_logs/>e do Ministério do Planejamento (órgão do governo federal)<http://www.planejamento.gov.br/secretaria.asp?cat=501&sec=62> . *Vocês teriam sugestões de ferramentas web para publicar essa informação na Internet?* Alguns dados relevantes para os que quiserem nos ajudar: - Por ora, descartamos divulgar isto diretamente em nosso Portal de Transparência <http://www.mj.gov.br/transparencia>, por conta de restrições da ferramenta - embora, claro, o link para a ferramenta vá ser disponibilizado por lá; - Os pedidos não conterão informações de caráter pessoal dos requerentes; - As respostas poderão vir em formatos variados (e a ferramenta, portanto, tem de comportar isto) - pode ser um texto simples, pode ser o caso de um .pdf (quando for importante preservar o formato da manifestação técnica do órgão), em outros casos virão planilhas em formato aberto, etc. Vai depender muito do tipo de pedido feita, com frequência a demanda é por um esclarecimento simples; mas claro que vamos tentar deixar a informação o mais próximo possível do que seria um formato aberto; - Os pedidos serão divididos em um primeiro momento pelo órgão responsável pela resposta, na estrutura do Ministério; mas se a ferramenta viabilizar algum tipo de categorização ou classificação, inclusive de forma participativa, melhor ainda. Talvez *tags* que ajudem o cidadão interessado na informação a ser remetido para aquele conteúdo ao buscá-lo na Internet; - O ideal é que a ferramenta seja de fácil utilização, por qualquer cidadão. É isso. Fico à disposição para dúvidas e perguntas. Abs., Francisco Carvalheira Secretaria Executiva - Ministério da Justiça
Oi Francisco! Que boa notícia :) Tem muita coisa disponível pra fazer esse tipo de abertura, vou começar pelo mais fácil: 1. Página em Html5/css simples. É só escrever o texto e fomatar com estilo e marcador, nível de dificuldade 0, não depende de instalação de nada nem de nenhum tipo de banco de dados. É uma solução rápida, mas uma gambiarra primária, pra ganhar tempo pra desenvolver uma nova ou até adequar o requisitos ao portal de transparência. A desvantagem é que toda vez que forem atualizar o que está na web vão ter que substituir o arquivo antigo por um novo no servidor. Não que isso demande algum tipo de trabalho difícil, mas à medida em que os pedidos forem crescendo em número, vai ficar chato de atualizar. 2. Tem duas ferramentas que foram desenvolvidas pelo thacker que podem ser utilizadas. o Queremos Saber e o Adote um pedido. O último é mais adequado. A desvantagem é que vocês teriam que inserir as perguntas e respostas, e ambas as ferramentas não são pra isso, la embaixo no "sobre" diz que o site não é do governo. Se a idéia é vocês manterem um ambiente de report, melhor focar na opção 1, 3 ou 4. O Queremos saber é baseado no Alavateli, que pode ser utilizado pelo MJ. 3. O Alavateli. Como eu falei na opção anterior, o Alavateli http://www.alaveteli.org/about/ é uma interface de visualização para e-mails. É livre e a customização não é muito difícil (podemos ajudar se precisarem). É fácil de instalar também. A vantagem é o MJ manter um ambiente de transparência participativo direto, sem intermediários. 4. Wordpress. Dá pra fazer tudo com o wordpress. Como já tem a ferramenta instalada, talvez seja mais fácil de colocar outra instância. Customizar também não é difícil. Eu partiria do tema P2 para fóruns do Wordpress, que usamos no site dos comites da www http://comiteswww2013.w3c.br/. Um pouco de css e html + php e ficaria bom também. Acho que essas são as ferramentas mais na mão que eu me lembro, Francisco. Tenho certeza que tem mais por ai :) Valeu e parabéns pela iniciativa -yaso Em 15/02/13 00:24, Francisco Carvalheira escreveu:
Pessoal,
estamos nos preparando, no Ministério da Justiça, órgão do executivo federal, para divulgar os pedidos de informação (e as respectivas respostas) que consideramos mais relevantes e de interesse de toda a sociedade, numa iniciativa frequentemente referida como /disclosure logs/ na experiência internacional. Apenas como referência, /links/ para experiência da BBC (TV estatal inglesa) <http://www.bbc.co.uk/foi/publication_scheme/classes/disclosure_logs/> e do Ministério do Planejamento (órgão do governo federal) <http://www.planejamento.gov.br/secretaria.asp?cat=501&sec=62>.
*Vocês teriam sugestões de ferramentas web para publicar essa informação na Internet?*
Alguns dados relevantes para os que quiserem nos ajudar:
- Por ora, descartamos divulgar isto diretamente em nosso Portal de Transparência <http://www.mj.gov.br/transparencia>, por conta de restrições da ferramenta - embora, claro, o link para a ferramenta vá ser disponibilizado por lá; - Os pedidos não conterão informações de caráter pessoal dos requerentes; - As respostas poderão vir em formatos variados (e a ferramenta, portanto, tem de comportar isto) - pode ser um texto simples, pode ser o caso de um .pdf (quando for importante preservar o formato da manifestação técnica do órgão), em outros casos virão planilhas em formato aberto, etc. Vai depender muito do tipo de pedido feita, com frequência a demanda é por um esclarecimento simples; mas claro que vamos tentar deixar a informação o mais próximo possível do que seria um formato aberto; - Os pedidos serão divididos em um primeiro momento pelo órgão responsável pela resposta, na estrutura do Ministério; mas se a ferramenta viabilizar algum tipo de categorização ou classificação, inclusive de forma participativa, melhor ainda. Talvez /tags/ que ajudem o cidadão interessado na informação a ser remetido para aquele conteúdo ao buscá-lo na Internet; - O ideal é que a ferramenta seja de fácil utilização, por qualquer cidadão.
É isso. Fico à disposição para dúvidas e perguntas.
Abs.,
Francisco Carvalheira Secretaria Executiva - Ministério da Justiça
_______________________________________________ GT-DadosAbertos mailing list GT-DadosAbertos@nic.br https://mail.nic.br/mailman/listinfo/gt-dadosabertos
participants (2)
-
Francisco Carvalheira -
Yaso